TÉCNICA: TÊMPERA À OVO![]() |
| No caminho. Têmpera a ovo sobre papel craft. |
Pintura feita com a técnica de têmpera ovo sobre papel craft de boa gramatura. Foi nesta obra que experimentei a técnica, sendo o primeiro trabalho da aula de Pintura I do curso de pintura da faculdade de Belas Artes. Este trabalho ainda não está concluído, por isso não aparece as cores na marcação leve do que seria uma família de dois filhos andando pelo caminho mostrado na composição. Há uma ideia a passar por trás desta composição e de seu nome " No Caminho" que é a relatada no livro de provérbios capítulo 22 versículo 6 " Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." mostrando-nos que a única forma de ensinar, não é apenas MOSTRANDO o caminho, mas ANDANDO nele junto com a criança, para que ela aprenda com os exemplos.
Processo de construção
I - Pensar no tema.
Já havia decidido que iria fazer uma composição que passasse a idéia descrita acima, faltáva-me agora, inspirações de como fazer os elementos dela: " uma família, a posição do caminho, das árvores, etc. Sendo assim, partir para a segunda etapa. II - olhar paisagens e tirar fotos. ![]() ![]() As fotos acima foram tiradas no sítio Pé da Serra, em Balneário das Conchas- São Pedro da Aldeia. Atentei meu olhar às paisagens do local, e tirei diversas fotografias. Dentre as fotos, escolhi duas para ajudar na composição da pintura. Uma que mostrasse um caminho, como na figura 2, e outra de uma árvore a qual achei lindo os movimentos que seus galhos tomara, movimentos estes que acreditei eu contribuir para o equilíbrio das formas da composição. III- Estudo linear( delimitar as formar para um equilíbrio estrutural da obra que permita um movimento visual harmônico por toda ela.) Este estudo é feito de forma bastante simplificada mesmo,abordando apena as linhas principais da composição. Estas são aquelas que guiará o olhar com mais força. Por isso, neste estudo são traçadas apenas algumas linhas diagonais, ou curvas, ou retas, etc. Até o momento em que a composiçao funcione como um amarrado que una todas as partes num conjunto geral unificado. ![]() Escolhi o estudinho envolto pelo círculo vermelho que fiz pelo programa paint. Se observar bem, este estudinho tem muito a ver com a composição da fotografia da imagem 2 que tirei no sítio. Devo confessar que no momento em que a fotografei, já pensei na possibilidade da composição da pintura ficar bem parecida com a dela, pois na hora que tirei a foto, percebi que gostei muito. IV- Estudo TonalEstudo para elaboração do claro e escuro da pintura. É nesse momento que definimos onde ficará as áreas mais escuras, como também os feixes de luz.Foi realizado com carvão, (devido sua maciez para esfumar e capacidade de atingir tons bem escuros) sobre folha canson de baixa gramatura.
Escolhi o estudo envolto pelo retângulo vermelho, como mostrado na imagem acima.
Feito isto, agora só é preciso definir a cromaticidade do trabalho fazendo os estudinhos cromáticos. Porém, antes de começar a jogar tinta, é preciso preparar o suporte.
V- Preparo do Suporte
Fiz os estudos cromáticos em papel craft, gramatura 300, nos tamanhos de 8 x 10 cm, que equivale ao de 40 x 50 cm do ampliado.
Para preparar a imprimação absorvente a fim de receber por cima a técnica da têmpera a ovo é bem fácil. Misturei em um prato branco fundo ( porém é mais recomendado potes grandes, como aqueles de sorvete) duas medidas de carbonato de sódio (podendo ser utlizado também o gesso crê) para uma de óxido de zinco, mais a cola vinílica (cascorex) à gosto, sabe-se porém, que quanto maior for a quantidade de tinta, menos absorvente será a imprimação.
Depois de preparado os fundos para os estudinhos, risquei a marcação do desenho com grafite bem de leve e comecei os estudos cromáticos. Cheguei a concluir dois, e escolhi o segundo para ampliar.
1º estudinho cromático
2º estudinho cromático
Escolhido o 2º estudo cromático, é hora de partir para o ampliado. Para isso, primeiro faz-se a imprimação no suporte maior, da mesma forma que é feita nos dos estudinhos. Feito isso, já pode ir para a marcação com grafite bem de leve, como no estudinho cromático, porém agora com muito mais atenção, já que será o trabalho final. e depois é só pintar!!! Seguindo sempre a cromaticidade do estudo. Segue abaixo uma fotos do processo da pintura.
Está última foto é de como o trabalho ficou, porém, ainda não está finalizado. Resolvi parar de mexer nele por enquanto devido a massa de trabalhos de faculdade que tenho que dar conta, e como a professora disse que já estava bom para avaliarpois já havia entendido as relações cromáticas nele. Dessa forma, parei com ele por enquanto. Agora é partir para o segundo trabalho!
|











Nenhum comentário:
Postar um comentário