Temática

 A minha temática tem como protagonista a paisagem. É esta quem fala e deve aparecer nas composições que tenho feito. Entretanto, de começo pensei em colocar figura humana também incluída nela, como pessoas que possuem uma relação harmônica e saudável para ambas as partes. Por isso, comecei a olhar para o trabalho do Constable que é um perfeito romântico, e me agradou muito tanto sua temática, quanto as cores e pinceladas que ele usava. POrém, em meu primeiro trabalho, que foi a têmpera ovo, tive muita dificuldades de incluir as pessoas na paisagem, mesmo sendo elas pequenas e bem simples, podendo serem resolvidas com poucas pinceladas. O pior não foi a difiudlade, porque isso seria questão de treino, mas foi que eu eu passei a não me sentir muito à vontade em fazê-lsa alí. É algo que não sei explicar, simplismente senti como uma "obrigação" de fazÊ-las, mais do que vontade mesmo. Aí comecei a inventar episódios para que elas pudessem se encaixar em uma cena na paisagem, e ví que não estava sendo um processo natural, prazeroso para mim. Dessa forma, decidi abandonar as figuras humanas na paisagem.  Sendo assim, meu pintor suporte teria que deixar de ser o Constable para ser, por exemplo, um Antônio Parreiras que, quando pintava por prazer, seus quadros continham apenas a paisagem ( se é que pode-se dizer "apenas"), como mostra as imagens à seguir que sã de algumas pinturas dele:


Porém, neste último trbalho que ainda estou pintando, me deu uma vontade muito grande de incluir duas pessoas andando num caminho, no caso essas duas pessoas são eu e meu irmão. Mas ainda não sei se coloco, vou ver o que resolvo.

É interessante notar que quando entrei para a faculdade, entrei disposta a pintar retratos! rs nunca fui muito de desenhar paisagens, e nem sabia que gostava disso. Foi na aula de desenho artístico I que tive que fazer uns exer´cicios de paisagem com carvão, e o professor disse que ficaram muito bons, e que eu devia investir nisso. No momento pensei que não tinah nada a ver om o que eu queria pintar que era retratos, mas também não sbia que era tão legal pintar paisagens! de lá para cá só tenho pintado elas. Sem contar que a paisagem me toca muito porque nasci e fui criada num lugar bem tranquilo e com cenário bem verde e terra , então, quando olho para essas imagens, fico à vontade, fico em casa!

Então sái por aí, no meio do mato rs e comecei a atentar-me para momentos, pedaços, recortes, formas que me chamavam a atenção e tirei algumas fotos. Isto porque penso que será de muita ajuda na construção de uma poética minha, ou seja, aquilo que toque o meu ser individual, o meu olhar. Creio que depois de algum tempo, revendo enúmeras fotos que tirei e vou tirar, posso encontrar entre elas um denominador comum, que será minha poética.

Segue algumas fotos que andei tirando por aí:






OBS: O RESTO DAS FOTOS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA "FOTOS MINHAS" NO MENU.




Nenhum comentário:

Postar um comentário