Técnicas

TÉCNICA: ÓLEO




Esta técnica que derivou-se da técnica a ovo e óleo, é bastante usada por conta de sua variedade de vantagens que proporciona. Dentre essas vantagens, podemos citar:

Utilização de Velaturas
Possibilidade de utilizar tanto a opacidade, quanto a transparência.
Permite muitos acabamentos por conta da lenta secagem da tinta.
A cor não muda depois de seca.
Permite utilização de interplanações, que a técnica à têmpera não permite pois, nesta técnica, a tinta tem que ser misturada somente na paleta, e uando colocada no suporte, as passagens devem ser feitas com camadas superpostas. Já o óleo pode ser misturado com a tinta ainda molhada no próprio suporte, criando as passagens.
Isso tudo, sem contar a vantagem que permitiu uma evolução no comércio das pitunras que foi a possibilidade de pintar em suportes mais maleáveis como lona, por exemplo, e por isso, mais fáceis de serem transportados. Isso se dá pela característica maleável que o óleo possui, fazendo com  que a pintura suporte à possíveis esticamentos futuros de suportes maleáveis, e não rache, como acontece com as têmperas. Antes dessa técnica elástica, as pinturas eram feitas em suportes não elásticos e pesados, e por conta disso, para que alguém visualizasse uma obra, era preciso que esta viajasse até o local onde ela se encontrava, dificultando a visualização e o comércio da arte.

Bom, depois disso tudo, só resta-me dizer que esta técnica é, sem dúvida, minha favorita! Sem falar no efeito brilhoso lindoo que fica por conta do óleo! é tudo lindo!



Acrílica



Esta técnica recente e perfeitamente profissional sim por sua durabilidade é uma têmpera, visto que se trada de uma emulsão solúvel em água. torna-se assim uma técnica mais rápida devido sua facilidade de secagem, já que a água, sue diluente, evapora rápido e o pigmento gruda no recipiente.

tem muitas características da tinta a óleo que nenhuma outra têmpera tem, como as velaturas por exemplo, graças ao seu poder de elasticidade e transparência de seu próprio médio. É justamente essa elasticidade que torna a têmpera acrilíca tão parecida com a óleo em termos de estrutura, apesar de ser uma técnica muito magra em relação ao óleo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário